Redação, Imprensa e Mídias Sociais: novas publicações definem diretrizes técnicas para a comunicação na Uerj

19/02/202416:23

Diretoria de Comunicação da Uerj

Em um mundo cada vez mais interconectado e em constante transformação, a comunicação torna-se imprescindível para que as organizações construam uma presença sólida diante da sociedade e compartilhem seus valores e suas realizações. Em sintonia com essa realidade, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) lança três novos volumes da Série Comunicação Integrada, editada pelo selo Comuns Editorial, voltados aos seguintes temas: assessoria de imprensa; redação; e gestão de mídias sociais.

As publicações apresentam a toda a comunidade acadêmica e aos interessados no assunto diretrizes técnicas que devem ser observadas no planejamento estratégico da área de comunicação. O objetivo é promover uma abordagem profissional, alinhada aos valores da Uerj e comprometida com a transparência, a coesão e a qualidade das interações da Universidade com os seus mais variados públicos.

“Queremos compartilhar os conhecimentos que vêm sendo construídos pela Diretoria em seu trabalho diário no campo da Comunicação Institucional, oferecendo um conjunto de orientações, conceitos e aspectos técnicos importantes para toda a comunidade universitária, assim como aos interessados no estudo desses temas”, afirma Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns. “É uma contribuição para que os profissionais da Uerj passem a contar com diretrizes claras, seja na hora de planejar um evento, dar uma entrevista ou fazer um post em mídias sociais, compreendendo sua responsabilidade em relação à instituição. E vale lembrar que estamos à disposição na Comuns”, destaca.

Como uma das mais relevantes instituições de ensino superior do país, a Uerj desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para que todo esse conhecimento seja divulgado ao grande público, uma das formas mais eficientes envolve o trabalho permanente, de assessoria de imprensa junto aos veículos de comunicação de todo o país. O Manual de Relacionamento com a Imprensa busca auxiliar nesse trabalho, reunindo os aspectos mais importantes a serem seguidos pelos porta-vozes e especialistas da Universidade no seu contato com jornalistas, além de orientações sobre entrevistas, publicação de artigos técnicos e de opinião e gerenciamento de crises.

Outro tópico que costuma gerar dúvidas é a elaboração de textos diversos, seja para o site de um setor da Universidade ou post nas redes sociais. Com a proposta de ser um guia rápido de consulta, o Manual de Redação e Estilo Uerj incentiva boas práticas a fim de padronizar a produção dos materiais direcionados para as comunidades interna e externa. Por exemplo: qual é a grafia correta, Uerj ou UERJ? A publicação também abrange critérios de coesão textual, regras ortográficas, expressões e palavras a serem evitadas e estratégias de otimização de conteúdo para a web.

Por fim, o Manual para Gerenciamento de Perfis Institucionais da Uerj nas Mídias Sociais oferece um panorama sobre o uso adequado das plataformas digitais para que os setores e as unidades da Universidade consigam explorar a potencialidade dessas ferramentas com responsabilidade e ética.

A Série Comunicação Integrada reafirma a missão da Comuns de promover a imagem institucional da Uerj de maneira positiva perante a sociedade. Lançada em 2021, no aniversário de 25 anos da Diretoria, a coleção conta, ainda, com outros dois volumes: o Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj, que chegou à segunda edição em 2023, e o Manual de Cerimonial Universitário e Organização de Eventos, publicado no mesmo ano.

As versões digitais dos manuais estão disponíveis para download no site da Comuns.